Todos temos um papel importante no processo de venda. E nele, cada detalhe faz a diferença! O bom atendimento, a limpeza, a organização, a recepção, a temperatura do café, o sorriso no rosto, a empatia, pois todos juntos vendem a marca ABRASSER.
Seja serviço ou produto, virtual ou físico, depende de quem e como
vende. Muitas empresas, pessoas, chefes, setores e departamentos dizem que o
comercial ou o vendedor é o responsável pelas vendas. E, por isso ele
normalmente tem metas, um salário fixo e um variável, dependendo dos resultados
atingidos. E é isso ai, são eles que fazem a magia acontecer todos os dias! Nossa equipe de vendas! Nosso time, nosso coração!
Mas também vamos agradecer a toda equipe, pelo trabalho coletivo, envolvendo várias etapas e processos imperceptíveis e subliminares ou claros e diretos, pois a venda começa pela imagem da empresa e credibilidade ou ausência dela no mercado. A pesquisa – informação, consulta de preços e comparação de qualidade e custo benefício – está disponível e acessível a todos os potenciais clientes e compradores.
Vende quem acredita no seu produto ou serviço. Você venderia bem algo
que você mesmo não acredita ou não compraria para você ou para sua família?
Mesmo quem não vende, precisa vender. Para arrumar um emprego você vende
seu perfil, suas competências. Para conseguir uma promoção, você vende seus
resultados. Para comprar um produto você negocia. Você e sua imagem se vendem
ou não o tempo todo. Então em algum momento “Somos todos vendedores”.
Venda tem a ver com confiança em gênero, número e grau. Confiança em si
mesmo, na sua equipe, na sua empresa, no setor de entrega. É como estar no topo
de uma montanha, com o vento batendo, fechar os olhos, tomar coragem e saltar,
sabendo que tem um time que preparou seu equipamento de segurança, outro que
checou e um último que estará lá embaixo para te segurar caso as etapas
anteriores tenham falhado.
A venda passa pelo atendimento, pela recepção, pelo setor de logística e
entrega, pelo marketing, pelo TI. E qualquer falha em uma destas etapas
compromete a venda, ou uma segunda venda, os resultados ou a imagem da empresa.
E tenha como ponto de reflexão...
Os conflitos internos nas empresas são muito comuns. Mas não os deixe vencer, pois como se já não
fosse o suficiente enfrentar a crise econômica e política, a competividade no
mercado e a concorrência, ainda existem os grandes duelos entre pessoas,
equipes e departamentos. Bastante comum como se algum departamento fosse um o
vilão e o outro o mocinho, ou inimigos, como se fosse possível um ter sucesso
sem o outro. Estas guerras internas são destrutivas a todos, derrubam as metas
e impactam no cliente. É o famoso perde - perde. Ninguém ganha. Mas, quando
quem sai ganhando é o ego, somos todos derrotados.
“As vaidades e os melindres de uma equipe devem ser substituídos por um
enorme senso de solidariedade.” (Bernardinho)
Ou todo mundo vende ou nada vende!
Venda tem a ver com...
Respeito. Aperto de mão. Olho no olho. Transparência.
Confiança. Credibilidade. Trabalho em equipe. Acreditar. Comunicação.
Negociação. Educação. Cordialidade. Vestimenta. Ética. Postura. Linguagem.
Etiqueta. Time. Pessoas. Crenças. Sentimentos. Sensações. Ouvir. Motivação.
Parceria. Pesquisa. Busca contínua. Persistência. Determinação.
Que você tenha se encontrado em cada adjetivo acima citado! 💗
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